Quer ler este texto em PDF?

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

ATENTADOS

Teresina teve em Joel de Oliveira um dos seus mais honestos cronistas. Linguagem asseada, leveza de escritura, assuntos curiosos - dava gosto de ler suas crônicas graciosas e oportunas. No I Congresso de Imprensa do Piauí, em 1933, coube-lhe trabalho sobre o desenvolvimento das artes gráficas no Estado.

Funcionou em Oeiras a primeira tipografia, vendida em 1849. Em Teresina funcionaram várias, a partir de 1860, e que se ocupavam quase exclusivamente da impressão de periódicas, até 1889. A primeira rotativa, do fabricante Marinoni, funcionou em 1890, máquina adquirida, com a respectiva tipografia, pelo Barão de Castelo Branco, especialmente para publicar o órgão oficial do ESTADO DO PIAUÍ, como diário, o que se iniciou em 14-1-1890.

O jornal O PIAUÍ apareceu em 1891. Foi o de mais longa existência, circulando sem interrupção até 31-12-1930, quando em seu lugar se editou o DIÁRIO OFICIAL.

Instituiu-se a venda avulsa pelas ruas de Teresina em 1921. Antes os jornais eram distribuídos entre os assinantes. O processo de linotipo, adquirido do órgão de imprensa A HORA, de São Luís, pela Gráfica Piauiense, realizou o primeiro trabalho com a composição do jornal literário O LÁBARO, em sua edição 90, de 8-7-1928.

Neste ponto terminam as informações de Joel.

O interventor Landri Sales introduziu linotipo na Imprensa Oficial, no seu governo (1931-1935).

Passa Joel  a registrar atentados contra jornais e jornalistas. Em Parnaíba, O LIDADOR teve a tipografia assaltada e empastelada em 1894. Durante a noite teresinense de 11-12-1912, sofreram atentados O APÓSTOLO e CIDADE DE TERESINA, com as oficinas incendiadas e o material destruído. Atentado padeceu CIDADE DE FLORIANO, da comunidade de igual nome, 2-1-1921. Na madrugada de 14 para 15 de maio de 1927, roubou-se a pequena tipografia do jornal O DENUNCIANTE, atirada ao rio Parnaíba. Propriedade do jornalista Dondon Castelo Branco.

Joel de Oliveira não registrou a covardia contra o poeta e jornalista boêmio Licurgo José Henrique de Paiva, esbordoado em frente ao palácio do governo por soldados da polícia, administração Pedro Afonso Ferreira, entre 1872-1873.

No governo do interventor federal Teodoro Ferreira Sobral, houve, noite de 23 de outubro de 1946, em Teresina, o covarde e revoltante atentado contra o jornal "O Piauí", dirigido e orientado pelos próceres do partido político União Democrática Nacional, entre os quais sobressaía Eurípedes de Aguiar. No episódio perverso, empastelada a tipografia, assassinou-se o vigia Miguel Pedro e feriu-se o seu auxiliar. Atribuído o atentado a Zezé Leão e respectivos capangas.

Na trajetória longa do jornalismo em Teresina, vários jornalistas foram processados, sob acusações diversas, verificando-se absolvições e condenações.

Noutras oportunidades veremos a imprensa em Teresina da década de 30 aos dias atuais.


A. Tito Filho, 24/05/1988, Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário