Quer ler este texto em PDF?

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

AUTONOMIA

A dedicação ao Piauí de Raimundo Nonato Monteiro de Santana, mestre verdadeiro, criou na Universidade de Brasília o Núcleo de Estudos Interuniversitários do Vale do Parnaíba, de sigla NEIVAP, com o objeto de pleitear a autonomia da universidade brasileira, que se pretende iniciar na Universidade Federal do Piauí. Novos rumos, pois, no processo educacional do país.

- A UFPI, como instituição, deve dedicar-se a produzir o conhecimento que as pessoas que vivem e trabalham no Vale do Parnaíba e no qual ela se insere necessitam para permitir uma vida melhor para todos.

- Com esse conhecimento e com o que a humanidade tem produzido em outros lugares e em outras épocas, poderá tornar tudo isso acessível aos que, no vale do Parnaíba, se dedicam à produção, aos serviços e a administração.

- A UFPI deverá criar condições para que mais pessoas, em todo o Vale, possam fazer mais coisas em melhores condições para um maior número de beneficiários.

- Mais do que "prestar serviços" direitos, deverá criar condições e potencializar a atividade de todos os agentes e agências de serviços da comunidade do Vale, através do que é seu objetivo básico: produzir conhecimento.

Em resumo, o que se propõe é que a UFPI desenvolva um projeto próprio para ela, que a identifique com a sociedade piauiense e a do Vale do Parnaíba, expresso em uma proposta socialmente significativa.

Talvez se possa iniciar com um Encontro, em setembro próximo, sob a égide do MEC, do qual participaram alunos, funcionários e professores, com apresentações feitas pelo Reitor da Universidade de Brasília. Prof. Cristóvam Ricardo Cavalcanti Buarque, pelo Prof. Sílvio Paulo Botomé, da Universidade Federal de São Carlos, e pelo Prof. Marcel Burstyn, Coordenador de Ensino da Escola Nacional de Administração Pública.


A. Tito Filho, 24/08/1988, Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário