Quer ler este texto em PDF?

terça-feira, 27 de julho de 2010

NEWTON E DARCY

JOSÉ NEWTON DE FREITAS

Nasceu em Piripiri (PI), 1920. Faleceu em Teresina, 1940. Estudos secundários no Liceu Piauiense. Aluno do pré-jurídico em Fortaleza, deixou os estudos em 1937, em virtude do mal que o roubou ao convívio da família e dos conterrâneos.

Militou no jornalismo, escrevendo crônicas, estudos biográficos e poesias.

Foi sobretudo poeta de novos ritmos, um dos pioneiros da poesia moderna no Piauí. Os seus versos estão reunidos no livro "Deslumbrados", obra póstuma.

"Poeta manso como Tagore, - disse dele J. Miguel de Matos - Newton, de lira em punho, deixou versos cinzelados com mansuetude nazarena, escrevendo com a segurança dos grandes mestres".

Celso Pinheiro o viu por esta forma: “... era, realmente, uma figurinha intelectualizada de esteta, escrevendo com estilo próprio e invulgar...”.

Celso Barros Coelho estudou-o num discurso perfeito. Considera a sua poesia como mensagem, como ternura. Fala do seu equilíbrio ao escrever, do seu extraordinário poder de síntese, dos seus dotes excepcionais. Escreve que era, poetando, um descontente, nunca um revoltado, apesar das dores físicas que padeceu, ao morrer tão moço. Soube compreender o sofrimento.

Acentuou: "É assim que o vejo neste instante, como um ponto de luz a fulgurar no além e a sorrir para a terra dos homens. Sim, a terra, a sua terra foi outra fonte inspiradora de sua poesia. Queria-a farta, fecunda, produzindo o pão suficiente ao alimento de todos". E adiante: "A sua confiança no poder da natureza era grande. A miséria do nordestino ele a sentia como ninguém. Como então desconhecia o poder da técnica - tão jovem era ainda - esperava apenas pelo milagre do céu".

DARCY FONTENELLE DE ARAÚJO

Nasceu em Parnaíba (PI), 1916, e faleceu em Teresina, 1974. Bacharel pela faculdade de Direito do Recife. Promotor público em sua cidade natal. Na capital piauiense desempenhou altos cargos: deputado estadual, procurador-geral da Justiça, presidente da Junta Comercial e secretário do Governo.

Conquistou brilhantes vitórias em concursos públicos: de geografia do Brasil no Colégio Estadual do Piauí e de direito comercial na Faculdade de Direito do Piauí, integrando-se posteriormente, na Universidade Federal do Piauí, como dos seus mais acatados mestres. Prestou relevantes serviços à cátedra no ensino médio como no superior.

Jurista, publicou vários estudos de direito, conceituados pela profundeza das idéias e dos conhecimentos e pela linguagem simples e bem conduzida. Publicou "Duplicata Mercantil". "Inflação Monetária e sua influencia nos Preços e Salários". Muito elogiada a tese "A Desertização do Nordeste Brasileiro e do Vale do Parnaíba" - trabalho valioso de geografia física, econômica e humana.


A. Tito Filho, 19/12/1989, Jornal O Dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário