Quer ler este texto em PDF?

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

EXÉRCITO

A 24 de maio as forças militares do 25º Batalhão de Caçadores, ora sob o comando do Coronel Aramir Bezerra Pinto, comemoraram com solenidades cívicas o Dia da Infantaria, arma de que é patrono o Brigadeiro Antônio Sampaio. Recordou-se na data ilustre a trajetória das tropas federais no Piauí, desde que se começou a organizar o Exército Brasileiro.

Com a transferência da capital para Teresina, em 1852, com a nova sede do governo veio o Batalhão de Infantaria de 1ª Linha, alojado numa casa oferecida pelo mestre-de-obras João Isidoro França, na praça hoje Deodoro, passando aos barracões de palha do Campo de Marte. Só em 1855 se concluiu o quartel antigo. Essa tropa combateu no Paraguai e no seu lugar Teresina recebeu, em 1871, a Companhia de 1ª Linha.

A República esteve precedida da célebre Questão Militar, resultado de incidente entre Coronel Cunha Matos e o deputado Coelho de Resende e os fatos tiveram início com o relatório do primeiro contra o comandante da tropa no Piauí.

Em janeiro de 1890 o Piauí recebia novo contingente do Exército, o 35º de Infantaria, o batalhão querido na cidade, como escreveu o piedoso padre Joaquim Chaves, e que participou de cruéis batalhas contra os revolucionários do Sul, em 1892, e depois contra Canudos em 1897. Nesta última expedição morreram 338 homens. A força foi transferida para São Luís em 1900.

Ao depois houve na capital piauiense a presença da 1ª Companhia de Caçadores do Exército e a 1ª Companhia Isolada de Caçadores do Exército. Só em 1918 criou-se o 44º Batalhão de Caçadores, organizado por Domingos Monteiro, que passou a denominar-se 25º Batalhão de Caçadores, cujo quartel atual se inaugurou em dezembro de 1925.

Esse Batalhão tem participado de episódios históricos significativos. Combateu a Coluna Prestes, que havia sitiado Teresina, prendendo-se o capitão Juarez Távora, famoso líder rebelde. Apoiou, com exceção de vários oficiais, os revolucionários de 1930. Esteve sob o domínio do cabo Amador Vieira da Carvalho, que prendeu autoridades, inclusive o interventor federal. Retomou-o brigadeiro João Martins de Morais, com sargentos e praças. Ocupou posições no movimento paulista de 1932. Atuou na II Grande Guerra. Ao longo dos anos, deliciou Teresina com as celebres retretas de sua banda de música, nos coretos das praças públicas. Tem feito parte dos grandes momentos cívicos do Piauí e sempre cooperou no processo educacional para as colônias de férias. Fator de ordem e tranqüilidade social tem sido a dedicada corporação.

Em nome das tropas militares nacionais aquarteladas em Teresina, governaram o Piauí, proclamada a República, os oficiais Reginaldo Nemésio de Sá, Nelson Pereira do Nascimento e João de Deus Moreira de Carvalho (Junta de Governo). Em 1890, Floriano Peixoto determina que o comandante do 35º Batalhão de Infantaria, João Domingos Ramos, assuma o governo, o mesmo se verificando em 1931 com o comandante do 25º BC, Joaquim Lemos Cunha, por ordem de Getúlio Vargas.


A. Tito Filho, 07/06/1988, Jornal O Dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário