Quer ler este texto em PDF?

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

GENTE

Licurgo José Henrique de Paiva nasceu em Oeiras (PI), 1844. Estudou humanidades na capital pernambucana, em cuja Faculdade de Direito deveria matricular-se. Abandonou os estudos, dedicando-se a vida literária e à boêmia (assim, BOÊMIA) descuidada e permanente. Voltou ao Piauí e teve morte prematura, pelo abuso do álcool, no município de Jerumenha, em 1887. Publicou FLORES DA NOITE (poemas). Deixou dois dramas inéditos. Exerceu também o jornalismo.

Antônio Ribeiro Gonçalves nasceu em Amarante (PI), 1877. Faleceu no Rio de Janeiro, 1928. Médico, com prêmio de viagem à Europa. Clinicou em várias cidades brasileiras. Fez estudos em hospitais de Lisboa, Paris, Viena e Berlim. Em Teresina, dirigiu a antiga Santa Casa de Misericórdia e lecionou no Liceu Piauiense. Foi deputado estadual e federal. Orador, poeta e jornalista. Publicou "Menores Delinqüentes", trabalho muito elogiado.

Pedro Alcântara de Sousa Britto nasceu em Oeiras (PI), 1882. Faleceu em Teresina, 1955. Na capital piauiense desenvolveu intensa atividade intelectual, como poeta lírico, irônico, sarcástico, panteísta. Jornalista. Polemista impulsivo. Mordaz e cético. De memória prodigiosa. Famoso repentista. Advogado. Vergastou com impiedade os políticos. Publicou "A Morte de Jesus" (poesias).

Carlos Eugênio Porto nasceu na Paraíba. Médico. Participou de diversos cursos sobre higiene, endemias rurais, vacinas, hematologia e poluição. Chefiou o Serviço Nacional de Malária do Piauí, prestando valiosos trabalhos ao Estado, na capital e no interior. No Rio de Janeiro e em Brasília desempenhou elevados cargos públicos no setor da medicina. Membro de diversas instituições nacionais e estrangeiras. Esteve presente a cerca de cinqüenta congressos no Brasil e no exterior. Publicou quase quarenta estudos científicos e manteve continua colaboração literária em jornais e revistas do país. À sua obra fundamental deu o nome de ROTEIRO DO PIAUÍ, livro que revolucionou as origens do nosso descobrimento, bem assim mostrou a fauna e a flora piauiense e revelou epidemias e suas causas principais. Carlos Porto integrou-se de corpo e alma na realidade piauiense e sobre o Piauí escreveu obra de leitura imprescindível para o conhecimento das nossas origens históricas. As páginas sobre pecuária são das melhores no assunto. Faleceu no Rio de Janeiro.


A. Tito Filho, 30/08/1988, Jornal O Dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário