Quer ler este texto em PDF?

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

CRÍTICA - II

Baseando-se nas cartas e documentos deixados por Gregório, isto é, utilizando suas próprias palavras sobre a colaboração de Maria, Patrícia O'Connor diz, no capítulo VII, intitulada LA CONFESION DE GREGÓRIO:

"Ao ler as cartas de Gregório fiquei surpreendida pela delicadeza e experta manipulação que fazia de Maria. Estava perfeitamente claro que (oh! ironia!), era ela quem havia escrito muito daquilo a que deu vida a esplendida interpretação de Catalina! Estas duas mulheres foram, com efeito, os verdadeiros pilares da fama e fortuna de Gregório, que orquestrou - se não explorou - o talento de ambas e se revelou como um gênio para conseguir que atingissem a máxima eficiência". (P. 56) (2)

Este livro é uma tradução de Gregório and Maria Martinez Sierra, publicado anteriormente pela Editora Twayne's - Tawas - 412. O tradutor ao espanhol, da edição que resenhamos, foi Juan Garcia-Puente. A ele devemos certamente uma palavra de louvor pela fidelidade ao original e pelo estilo claro, direto e lógico de sua linguagem castelhana. (3)

A doutora Patrícia O'Connor é professora na Universidade de Cincinnati (USA) desde 1962, especialista em Teatro Espanhol Contemporâneo. Escreveu além deste, outro livro sobre os Martinez Sierra: Women in the Theater of Gregorio Martinez Sierra. Entre outras de suas publicações sobre o teatro estão: Plays of Protest from the Franco Era e Contemporary Spanish Theater: The Social Comedies of the Sixties. Em co-autoria com Anthony M. Pasquariello publicou uma edição de El Tragaluz de Antônio Buero Vallejo e Contemporary Spanish Theater: Seven One - Act Plays.

Notas:
2. A tradução deste parágrafo foi feita pela autora desta resenha.

3. Não seria fora de mão comentar que este livro tem tanto interesse para os leitores de língua espanhola quanto para os de língua inglesa. Embora as obras do casal tenham sido montadas pelos teatros de Londres, Hollywood e Broadway, foram também muito conhecidas por todo o mundo hispânico.


A. Tito Filho, 06/10/1988, Jornal O Dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário