Quer ler este texto em PDF?

quinta-feira, 3 de junho de 2010

PRIMEIROS SENADORES REPUBLICANOS

A Assembléia Legislativa do Piauí elegeu os 3 senadores para a Constituinte e primeiras legislaturas ordinárias. Foram escolhidos:

Eliseu de Sousa Martins, o menos votado (3 anos de mandato).

Teodoro Alves Pacheco, o 2º mais votado (6 anos de mandato).

Joaquim Antônio da Cruz, o mais votado (9 anos de mandato).

Eliseu Martins teve ativa participação na Câmara Alta. Doutor em Direito pela Faculdade do Recife. No Império governou o Rio Grande do Norte e o Espírito Santo. Participou de grandes debates parlamentares. Argumentador de têmpera. Corajoso divorcista. Favorável à mudança da capital da República para o Planalto Central do Brasil. Pertencia ao Partido Democrata, antigo Liberal. Nascido em Jerumenha (PI), 1842. Faleceu no Rio de Janeiro (1894).

Teodoro Pacheco era formado pela Faculdade de Direito do Recife. No Império Chefiava o Partido Conservador, que, na República, passaria a Partido Republicano Federal. Advogado. Membro da Junta de Governo Provisório do Piauí logo que se derrubou a Monarquia. Participou da Comissão dos 21 (um representante de cada Estado e um do Distrito Federal) encarregada de dar parecer sobre a Constituição da República decretada pelo Marechal Deodoro. Jornalista de mérito. Partidário da mudança da capital do Brasil para o Planalto Central. Nasceu na Vila do Poti, hoje bairro do Poti Velho de Teresina, em 1850, e faleceu no Rio de Janeiro, em 1891, no exercício do mandato senatorial.

Para completar o mandato de Teodoro Alves Pacheco até 1896, foi eleito em 31.1.1893 o jurisconsulto Antônio Coelho Rodrigues.

A. Tito Filho, 07/11/1989, Jornal O Dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário