Quer ler este texto em PDF?

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

INTELIGÊNCIAS

Raimundo de Areia Leão nasceu no município de Alto Longá (PI),1846. Faleceu no Rio, 1904. Médico pela Bahia. Na profissão teve enorme popularidade na capital piauiense. Simples e de extremos a bondade aos humildes. Conselheiro municipal de Teresina. Deputado provincial. Governou o Piauí interinamente no tempo do Império. Jornalista. Fez poesias satíricas, mas principalmente líricas, de feitio romântico, em que, segundo João Pinheiro, transpareceram certos rebuscamentos estéticos. Melodioso. Inspirou-se no amor da mulher e da liberdade. Possuía bela formação moral.

Fabrício de Areia Leão Carvalho nasceu e morreu em Teresina (1917-1982). Curso de mecânica. Curso de filosofia e teosofia no Rio de Janeiro. Jornalista de fama. Participou de muitos congressos jornalísticos nacionais. Trabalhou no Ministério da Agricultura e na Estrada de Ferro São Luís-Teresina. Colaborador de diversos jornais em Teresina e na capital maranhense, bem assim em revistas literárias. Redator-chefe da antiga Imprensa Oficial do Piauí. Publicou "Pequena Resenha Histórica da Agricultura", "Remembrança Sentimental", "Um Jornalista Montanhês". Cronista. Talentoso crítico literário. Conhecia profundamente os clássicos. Dominava o russo e o alemão.

Antonio Coelho Rodrigues nasceu em 1846, na fazenda Boqueirão, na época pertencente à Oeiras (PI), depois a Jaicós e Picos. Batizou-se como Antônio de Sousa Martins, mas questões íntimas de família fizeram-no adotar os sobrenomes do seu bisavô Valério Coelho Rodrigues, bandeirante paulista que se instalara no Piauí no meado do século XVIII. Bacharel em direito pela Faculdade do Recife, na qual lecionou direito romano, direito internacional, direito civil. Profundo conhecedor do latim clássico e das civilizações antigas. Pensador, jurista e filosofo. Jornalista em Teresina. Deputado-geral (federal) e senador por sua terra natal. Prefeito do antigo Distrito Federal (Rio). Comendador da Ordem de Cristo. De regresso da Europa, faleceu quando o vapor ancorava na ilha de São Vicente, em 1912, sepultando-se na Cidade Maravilhosa. Deixou vários trabalhos sobre história e direito. Autor de projeto de Código Civil recusado por Floriano Peixoto. De sua autoria a primeira lei instituindo no Brasil o casamento civil.

Antônio Borges Leal Castelo Branco nasceu no município de Campo Maior (PI). Bacharel pela Faculdade de Direito do Recife. Chefe de Policia do Piauí, deputado provincial, deputado-geral (federal). Presidente da província de Pernambuco. Publicou trabalhos jurídicos. Magistrado, parlamentar e jornalista. Pertence ao século XIX.

Odilo de Moura Costa nasce e faleceu em Teresina (1873-1957). Bacharel pela Faculdade de Direito do Recife. Magistrado no Maranhão, onde foi secretário da Fazenda, desembargador e deputado estadual. Orador de fama. Publicou vários trabalhos jurídicos. Jornalista em Teresina.


A. Tito Filho, 30/07/1988, Jornal O Dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário