Quer ler este texto em PDF?

sábado, 22 de janeiro de 2011

SAMPAIO - I

Nasceu em Livramento, hoje José de Freitas (PI), 1857. Faleceu no Rio de Janeiro, 1906. Bacharel em Letras. Estudou em Zurick (Suíça), onde fez ainda proveitosa leitura de naturalistas do porte de Hartt, Gardner, Martius, Spix, d'Orbigny, Koster, Agassiz. Doutorou-se em ciências físicas e naturais. Também engenheiro industrial pela Escola Politécnica Federal da Suíça. Após, viagem de observação por vários países europeus. Regressou ao Piauí em visita aos pais e para a tentativa de despertar, em Campo Maior, o espírito dos criadores dessa rica região pastoril no sentido de que aderissem à criação de lacticínios. Esforços inúteis. Luís Mendes Ribeiro Gonçalves escreveu sobre o episódio: "Os criadores ouvem a explanação atentos e silenciosos. No fim, não lhe recusam aplausos. A boa educação e a urbanidade tradicional impõem tratamento respeitoso e afável ao hospede ilustre. Mas, em verdade, o calor das falas ouvidas não lhes infundiu coragem. Acendeu-lhes, ao contrário, muitas dúvidas. O que lhes fora dito como proposta auspiciosa parecera-lhes, antes, uma inovação revolucionária. E, contra todas as sedutoras promessas, opunha-se a realidade, herança avoenga de mais de dois séculos, expressa na rotina satisfeita, modorrenta e despreocupada a que tão bem se acomodavam. Todos responderam à sugestão de maneira evasiva. Tiveram como muito mais seguro permanecer como estavam. O progresso da forma por que lhes era acenado, além de excessivamente trabalhoso e cansativo, se lhes afigurava por demais arriscado. O que haviam recebido dos maiores, pretendiam legar, sem desfalque, à prole, garantindo-lhe igual quietude e tranqüilidade".

Estudiosa da sua personalidade, Augusta Franco de Sá Sampaio salientou o seguinte: "... muito anteriormente à propaganda e prática dos princípios e meios que somente agora estão sendo adotados e seguidos em diversos outros Estados, já procurava eles em 1822 introduzi-los em sua terra natal, para promover e estimular o seu progresso industrial, com o auxilio e cooperação de todos os criadores!".

Retornou a Livramento e em seguida viajou para o Rio de Janeiro, onde se tornou mestre de química da Escola Politécnica. Outra luta o tomou de preocupações, desta vez com o sentido de reformar totalmente o ensino técnico. Sobre o assunto escreveu trabalho de parceria com o professor Ennes de Sousa.

Em 1889, torna-se arrendatário das Fazendas Nacionais do Piauí e cinco anos depois partiu para a Europa, com a intenção de desenvolver a indústria pastorial em terras piauienses. Adquiriu mecanismo moderno. Realizaria o sonho da fábrica de manteiga, de queijo e de gelo. Haveria instalação de funilaria, serraria e aparelhos de uma estação meteorológica. Contratou técnicos para montar a aparelhagem e conduzi-la. Realizou ainda conversações para trazer ao Piauí quarenta famílias italianas.


A. Tito Filho, 16/09/1988, Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário