Quer ler este texto em PDF?

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O CONGRESSO

Criada em 1933 a Associação Piauiense de Imprensa e já funcionando regularmente Cláudio Pacheco sugeriu que se convocasse um debate entre jornalistas, em Teresina, para "intensificar o movimento associativo iniciado pela A.P.I. e tornar mais eficiente a sua atuação como órgão defensor dos direitos da classe e dos interesses e aspirações dos militantes na imprensa".

A idéia teve entusiástica recepção. Designaram-se Pedro Conde, Benedito Pestana e Joel Oliveira para que elaborassem as bases da reunião e os assuntos das teses de estudo. Organizou-se regimento. Confiou-se a direção do certame à própria mesa diretora da API. Escolhido presidente de honra mestre Higino Cunha, decano da imprensa piauiense e sua maior expressão.

As teses subordinaram-se aos seguintes temas: 1) criação e desenvolvimento da Imprensa do Piauí, compreendendo o aparecimento do primeiro jornal e o histórico das artes tipográficas no Estado. 2) Influencia da imprensa no meio piauiense, sobretudo a feição moral, com o histórico das campanhas jornalísticas ocorridas no Estado. 3) Liberdade de imprensa, censura e ética jornalística. 4) O jornalista e o estudo de sua figura em relação ao meio.

Das teses se encarregaram, respectivamente, Joel Oliveira, Higino Cunha, Joel de Andrade Sérvio e Pedro Conde. Até hoje não se verificaram estudos idênticos.

Todos os jornais de Teresina como do interior aderiram ao movimento que recebeu o nome oficial de Congresso da Imprensa Piauiense, o nosso primeiro e notável ciclo de debates importantes sobre o assunto.

Representações. Teresina, Cláudio Pacheco, jornal "O Tempo"; Leonardo Cunha, "Diário Oficial"; Martins Napoleão, jornal "O Momento"; João Pinheiro, jornal "A Imprensa"; Vaz da Costa, jornal "A Gazeta" e Moura Rêgo, revista "A Gazeta". José de Freitas, Antônio Freitas. Campo Maior, Leopoldo Pacheco. Floriano, Antônio Neves, jornal "Floriano", Veras de Holanda, Hosternes Brandão, Alceu Brandão, Osvaldo da Costa e Silva, Benedito Pestana, jornal "A Liga", José Pires Ferreira, jornal "O Popular". Picos, Joaquim das Chagas Leitão. Piripiri, Osíris Melo. Amarante, F. da Cunha e Silva. Parnaíba, padre Israel Sousa, jornal "O Sino", Leopoldo Cunha, "A Tribuna", Epaminondas Castelo Branco, João Pinto Edison Cunha, Da Costa Andrade, jornal "O Norte", e Raul Primo.

A Associação Brasileira de Imprensa esteve representada por Antonino Freire.

A 22 de julho de 1933 deu-se a sessão preparatória do Congresso, na sede da Associação Comercial Piauiense.

Realizou-se a instalação oficial do cinema "Olímpia", praça Rio Branco, 10 horas da manhã de 23 de julho, abrilhantada por concorrência excepcional, presente a sociedade teresinense. Presidência de Cláudio Pacheco. Prestigiaram o acontecimento as mais destacadas figuras da administração.

Estas despretensiosas notas, que ora publicamos, têm o objetivo de contribuir para o levantamento da história de nossas associações de imprensa.

A. Tito Filho, 20/04/1988, Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário