Quer ler este texto em PDF?

domingo, 9 de maio de 2010

CARTA

Bugyja Britto, escritor piauiense talentoso, dirigiu esta carta ao seu colega de Academia, ocupante da cadeira 5.

"Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 1.988.

Prezado confrade - J. MIGUEL DE MATOS:

Só agora me foi possível ler o SUPLEMENTO CULTURAL (publicação mensal do DIÁRIO OFICIAL do Estado do Piauí) nº 10, que circulou em agosto último; e, ao ler esse SUPLEMENTO,deparei com a sua carta dirigida ao Presidente da Academia Piauiense de Letras - carta em que você estranha eu, no meu trabalho sobre o poeta CELSO PINHEIRO, publicado recentemente, não citei o seu nome, mas somente os nomes de Hardy Filho e Herculano Moraes.

CONFESSO que cometi um lapso, desde que você já tinha feito referencia, como crítico, a CELSO PINHEIRO. A ocorrência da omissão ao seu nome decorreu porque, quando eu elaborei o meu trabalho sobre o CELSO, eu não estava de posse dos seus escritos, inclusive Caminheiros da Sensibilidade e Antologia Poética Piauiense; é que estes se achavam distanciados. Explico-me: a minha Biblioteca estava dividida, uma parte no Rio de Janeiro e a outra parte na minha antiga propriedade Riacho Fundo, município de São Pedro do Piauí.

Não foi, assim, proposital a não inclusão do seu nome no meu trabalho sobre CELSO PINHEIRO. Acresce que eu não podia ter propósitos injustos que pudessem ferir a sua pessoa, eis que você é um escritor de talento, um crítico literário de mérito, um pesquisador incansável, um dos Acadêmicos brilhantes que honraram a APL.

Adianto, a você, mais este fato: no trabalho sobre o CELSO PINHEIRO, que sairá em livro que publicarei em 1989, eu já fiz a competente corregida; na publicação em livro não só retifiquei lapsos, como o que ora confesso nesta carta. Como eu amplio ou alongo a minha apreciação crítica a um dos maiores poetas do Brasil - o onolvidável CELSO PINHEIRO. Creia na minha estima de confrade e amigo - BUGYJA BRITTO".

A. TITO FILHO, 22 de outubro de 1988, jornal O Dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário