Quer ler este texto em PDF?

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

OS DOCUMENTOS

- Clodoaldo Freitas, Higino Cunha, para citar dois mortos de autoridade, consideravam o dia 21 de julho como data legítima da fundação de Teresina.

Vejamos a verdade histórica:

- Em 1827 criou-se a Paróquia de Nossa Senhora do Amparo do Poti.

- O município do Poti nascia em 1832, com a Vila respectiva, a Vila do Poti.

- José Antônio Saraiva visitou a Vila a 18 de novembro de 1850. Não gostou da comunidadezinha sujeita a inundações e febres terçãs.

- A 25 de dezembro de 1850 lança-se a pedra fundamental da igreja do Amparo. Construtor, o português João Isidoro da Silva França, que construiu também a sua residência na esquina do grande largo, local hoje do Banco do Nordeste.

- Na Vila do Poti, por ocasião da visita, Saraiva convidou os potienses a que se mudassem para a nova vila que ele pretendia construir. Os potienses aceitaram o convite e surgiriam com brevidade os primeiros habitantes.

- A 20 de outubro de 1851, a Câmara da Vila do Poti aprova a mudança da sede para a Chapada do Corisco. Surgia uma nova comunidade, com o nome de Vila Nova do Poti, data verdadeira da fundação da futura Teresina.

- A 20 de julho de 1852, a Assembléia Provincial aprovou a Resolução 315, publicada a 21 do mesmo mês e ano. Que dizia essa lei sancionada por Saraiva? Eis a emenda respectiva: "Eleva, desde já, a Vila Nova do Poti à categoria de cidade com a denominação de Teresina, e transfere para ela a sede do governo da Província, com todos os estabelecimentos e repartições públicas".

- Assim, como se vê, a 21 de julho de 1852 já existia Teresina, com a denominação de Vila Nova do Poti.

- Saraiva chegou a Teresina a 13-8-1852 e no dia 16 assinou o seguinte ofício dirigido aos demais presidentes das Províncias brasileiras: "Tenho a honra de comunicar a V. Exa. que o corpo legislativo provincial autorizou pela lei nº 315 de 20 de julho do corrente ano a transferir a capital desta Província para a nova cidade Teresina, e que dei já executação a essa lei, pelo que me acho residindo nesta cidade à disposição de V. Exa.".

Pelo exposto, Teresina não foi fundada a 16 de agosto, data inexpressiva, data tão somente de seu ofício de cortesia. Teresina verdadeiramente nasceu a 20 de outubro de 1851 e agora em outubro completará 138 anos.


A. Tito Filho, 23/08/1989, Jornal O Dia.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário