Taumaturgo Sotero Vaz é de Amarante (PI), nascido em 1869. Morreu em 1921, na cidade de Manaus, onde se havia fixado, 1891. Bacharel pela Faculdade de Direito do Recife. No Amazonas exerceu cargos diversos, promotor, juiz, professor, procurador da República, diretor da Imprensa Oficial e do Teatro do Amazonas. Membro da Academia Amazonense de Letras. Jornalista de longo tirocínio. Poeta e teatrólogo. Compôs revistas teatrais. Publicou muitas poesias esparsas. Tem versos melodiosos e irônicos em que espelha os conflitos do homem.
José Pires Rebelo nasceu em 1877 (Piripiri-PI), e faleceu no Rio de Janeiro em 1947. Engenheiro civil. Intendente de Teresina (prefeito). Deputado Federal e duas vezes senador pelo Piauí. Aplaudido orador parlamentar. Polemista invulgar. Dominava e convencia os auditórios, empolgado de palavra escorreita e vibrante.
Adelmar Soares da Rocha nasceu em Aparecida, hoje Bertolínia (PI), 1892. Faleceu no Rio de Janeiro, 1973. Médico, trabalhou no Maranhão, Piauí, Mato Grosso e São Paulo. Militar-médico do Exército, atingiu o generalato. Diretor de hospital militar no Rio Grande do Sul e em Mato Grosso. Revolucionário de 1924. Participando do movimento militar de 1930. Deputado federal pelo Piauí três vezes. Conferencista. Possuía várias condecorações. Publicou "Caxias" e "Taunay". Orador parlamentar. Grande tribuno. De atitudes decididas. Foi ainda governador do Território do Rio Branco.
Miguel de Sousa Borges Leal Castelo Branco era de Campo Maior (PI), nascido em 1863. Faleceu em Teresina, 1887. Professor e diretor do colégio por ele fundado. Deputado Provincial. Jornalista. Publicou o notável trabalho "Apontamentos Biográficos de Alguns Piauienses Ilustres". Publicista e poeta. Fez do magistério verdadeiro apostolado. Espírito forte e alma de lutador. Padeceu grandes sofrimentos, inclusive a cegueira.
Gabriel Luís Ferreira nasceu em Valença do Piauí, 1848. Faleceu no Rio, 1905. Bacharel pela Faculdade de Direito do Recife. Fundador do Instituto de Karnak, importante estabelecimento de ensino Secundário em Teresina. Magistrado. Jornalista. Poeta. Deputado-geral (federal) pelo Piauí e governador do Estado. Publicou abalizados trabalhos jurídicos.
A. Tito Filho, 13/07/1988, Jornal O Dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário