Quer ler este texto em PDF?

terça-feira, 12 de outubro de 2010

POETAS

Jonas Fontenele da Silva nasceu em Parnaíba (PI), 1880, e faleceu em Manaus, 1947. Dentista. Publicou "Ânfora", "Ulanos" e "Czardas", todos de poesia. Simbolista, de versos às vezes iconoclastas plásticos. A morte ocupa um lugar primacial na sua obra literária.

*   *   *

Luís Lopes Sobrinho nasceu em 1905, no lugar Ipiranga do município de Oeiras (PI). Bacharel pela Faculdade de Direito do Piauí. Promotor público. Magistrado no interior do Estado e em Teresina. Jornalista e cronista. Cultivou, sobretudo, a poesia em variado gênero: humorística, épica, lírica e social. Construtor de versos espontâneos. Publicou "Vozes da Terra". Faleceu em Teresina, 1984.

*   *   *

Luisa Amélia de Queiros Brandão nasceu em Piracuruca (PI), 1838 e faleceu em Parnaíba (PI), 1899. Chamou-se Luísa Amélia de Queirós Nunes, em virtude do primeiro casamento com Pedro José Nunes. Casou-se [uma] segunda vez com Benedito Rodrigues Moreira Brandão. Publicou "Flores Incultas" (poesia), 1875, e "Georgina ou os Efeitos do Amor", poema, 1893. Romântica, de exuberante lirismo. Recebeu influência de Casimiro de Abreu. Poetisa ingênua, delicada e amorosa, no julgamento de Lucídio Freitas.

*   *   *

Vicente de Paulo Fontenelle Araújo nasceu em Parnaíba (PI). Faleceu muito novo, deixando publicadas, em jornais e revistas, contos, crônicas, sutis e amenas. Linguagem sóbria e elegante. Cultor, sobretudo, da poesia de grande calor humano, sensibilizadora e emotiva, cantando a angústia, o sofrimento e o desespero.

*   *   *

Mortos e vivos o Piauí, na sua literatura, possui poetas significativos. A primeira fase literária da terra piauiense registra nomes como os de Ovídio Saraiva de Carvalho e Silva, de formação intelectual portuguesa, bocagiano, autor da primeira letra do hino nacional brasileiro. Outro foi Leonardo de Nossa Senhora das Dores Castelo Branco, patriota da independência em 1823 e ilustre poeta cuja inspiração maior se fundamenta no classicismo de Luís de Camões.


A. Tito Filho, 14/07/1988, Jornal O Dia.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário